Artigo do The Guardian.com -http://www.theguardian.com/science/head-quarters/2013/aug/19/driving-road-neuroscience-psychology?CMP=OTCNETTXT8115
1. Nós não conseguimos perceber
quando estamos sendo agressivos - ou não nos importamos
Todos nós já tivemos
a experiência de um veículo aproximando-se em nosso retrovisor e colando
no pára-choque . Muitos de nós também "furamos a fila ou
cortamos o caminho" intimidando outras pessoas de maneira que não sonharíamos fazer em uma situação face-a-face, como numa fila num banco
por exemplo. Pesquisas mostram que os motoristas jovens que pontuam mais alto
em pesquisas de personalidade no que diz respeito a busca de sensações e
impulsividade são mais propensos a se comportar de forma agressiva ao volante.
O que também é interessante é que esses motoristas mostram menor sensibilidade
à punição. Isto significa que as medidas punitivas simples não são susceptíveis
de impedir manobras arriscadas e anti-sociais em estradas, avenidas e ruas.
2.
Acreditamos estar mais seguros dentro de um veículo...
Uma vez que tenhamos
aprendido a dirigir logo isso torna-se uma tarefa automática. Com o tempo
aprendemos a prever as ações de outros motoristas, que podem nos levar à ilusão de
que podemos controlá-los . Uma área em que as pessoas parecem particularmente
propensas a erro está no julgamento de velocidade relativa: tendemos a
superestimar quanto tempo podemos manter a velocidade mais alta e subestimar a
distância de frenagem mínima . Os cálculos necessários para fazer estes
julgamentos são altamente complexos e não vem naturalmente para nós.
3. Esquecemo-nos de que os outros motoristas também
são gente ...
Quando alguém entra
ou corta-nos na rua caminhando ou no caso do carrinho de compras atravessar nosso caminho, a reação mais comum é uma das partes pedir desculpas e seguir em
frente. Mas ao dirigir, os quase-acidentes são muitas vezes encaradas com raiva
instantânea - e, em casos mais extremos, vem a ira . A pesquisa mostra que os
motoristas mais facilmente desumanizam outros motoristas e pedestres porque não
vão interagir pessoalmente. Esta perda de inibição é semelhante à maneira como
alguns de nós comportamo-nos em ambientes on line .
4. ... Ainda nos comportamos de forma mais agressiva para aqueles de
"status inferior"
Um paradoxo
interessante é que estamos propensos a desumanizar os outros motoristas,
de acordo com o status social. Décadas de pesquisa mostra que buzinando
prolongadamente, agindo contra a lei de trânsito, e outros comportamentos
agressivos são mais prováveis se o agressor acredita que ele é o mais
importante motorista . O que é particularmente interessante é que estas
decisões podem ser baseadas apenas nos veículos envolvidos, sem o conhecimento
da pessoa atrás do volante: carros maiores, geralmente superarão carros menores
e carros mais novos superarão os mais velhos.Motoristas de carros mais caros
também são mais propensos a se comportar de forma mais agressiva com relação a
carros mais comuns e antigos.
5. Acreditamos que podemos ver tudo o que acontece
ao nosso redor ...
Nossos sentidos
recebem muito mais informação do que podemos processar de uma só vez, o que faz
com que os sistemas cerebrais de atenção, concentrem os recursos sobre os
acontecimentos mais importantes. Na maioria das vezes deixamos de apreciar a
enorme quantidade de informação que falta, e isso pode adicionar a uma falsa
sensação de segurança na estrada . Se você não acreditar o quão falível sua
atenção é, experimente estes testes simples concebidas pelo psicólogo Dan Simons
, aqui e aqui . Os resultados irão chocar.
6. ... Mas também achamos que os outros motoristas
não podem nos ver
Este é para todos os
catadores de nariz e cera dos ouvidos. Não é realmente uma questão de segurança
( ou é? ), mas você sabe quem você é e, infelizmente,os outros motoristas
também.
7. Nós atribuímos quase-acidentes à falta de
capacidade em outros motoristas ...
Em geral, não
levamos em conta, por razões conjunturais, como, ou a razão pela
qual os outros motoristas puderam entrar no nosso caminho ou porque agiram
perigosamente. Os psicólogos chamam isso o erro fundamental de atribuição - que
tendem a atribuir os erros dos outros à sua personalidade ou capacidade ("
que idiota !" , "oh barbeiro!"), enquanto sempre estamos a
desculpar os nossos próprios erros como situacional ("aquele pedaço de
estrada é perigosa "," eu tive que dirigir tão rápido ou eu teria
sido tarde ").
8. ..., Enquanto que ao mesmo tempo sobrestimamos o nosso próprio conhecimento
Se você acha que
você é um motorista altamente qualificado, as chances são altas de que você não
é. Cerca de 80 a 90 % dos motoristas acreditam que tem capacidade acima da
média, e quanto mais qualificados acreditamos que estamos em alguma coisa,
menos provável é ser verdadeiro. Esta tendência para sermos cegos para nossa
própria incompetência é chamado de efeito Dunning-Kruger .Claro, a vantagem é
que se você acreditar que você é um péssimo motorista, você provavelmente não
está tão ruim quanto você pensa.
9. Nós dirigimos mais imprudentemente quando estamos
indo sozinhos
Em geral, dirigimos
com menos cuidado e de forma mais agressiva quando estamos sozinhos do que
quando temos passageiros. Não está claro por que isso acontece, ou se estamos
conscientes dessa mudança em nosso comportamento.
10. Nós acreditamos que usar celular e dirigir é
seguro.
No Reino Unido, é
ilegal usar um telefone celular enquanto estiver dirigindo, enquanto que
tecnologias alternativas de " mãos-livres" são permitidos. Este é um
grande exemplo da lei atrasada. As evidências mostram que o uso de um telefone
"mãos-livres" é tão perigoso quanto um celular portátil. O que torna
essas conversas telefônicas inseguras não é tanto o ato de segurar o telefone
como se distrair com a conversa. A falta de linguagem corporal faz com que
essas conversas especialmente as mais calorosas, obrigando-nos a destinar mais
recursos cognitivos e nos atrapalhem ao dirigir da estrada.
Dirigir é uma das
tarefas mais complicadas que nós realizamos em nossas vidas. O fato de
que parece tão banal - e que há relativamente poucos acidentes - é um ponto
positivo para estradas e ruas bem construídas, para a engenharia, a genialidade
da sinalização de trânsito, e a sofisticação do cérebro humano. Ainda assim na
próxima vez que você estiver ao volante e sentir-se irritado, frustrado ou ter
uma comichão no nariz, pergunte-se se você não está se enquadrando numa das
situações acima...
1. Nós não conseguimos perceber quando estamos sendo agressivos - ou não nos importamos
5. Acreditamos que podemos ver tudo o que acontece ao nosso redor ...