segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Panela de pressão explode...ninguém morreu.Pressure cooker fails

Vários casos abaixo:

Caso recente: vejam no teto! look up !




A reportagem conta que a dona de casa (2ª foto) esqueceu a panela de pressão no fogo e que a válvula da mesma já não funcionava muito bem (a dona de casa é que tinha que aliviar a pressão manualmente).O resultado: a tampa "cravou no teto".
Pressure cooker explodes...

Neste outro caso uma família que reside Aquidauana sofreu um grande susto  em 13 de fevereiro de 2010.

Enquanto todos os familiares estavam reunidos na varanda da casa, um estrondoso barulho foi ouvido vindo na direção da cozinha da residência. Foi constatado posteriormente que a Panela de Pressão que estava sendo utilizada no momento do acidente explodiu causando uma grande destruição no cômodo, que se localiza em uma área externa da casa.
Alguns eletrodomésticos ficaram totalmente destruídos com a força da explosão, entre eles o fogão e o depurador de ar que foi parar do outro lado do cômodo atingido. Cacos de vidro provenientes da quebra da tampa do fogão foram encontrados a cerca de 15 metros .
Felizmente, ninguém se feriu e foram contabilizados apenas as perdas materiais.
Especialistas explicam os motivos que levam uma panela de pressão explodir. “Se eventualmente a válvula de vapor estiver entupida, estaremos cedendo calor para a panela elevando sua temperatura e consequentemente sua pressão. O vapor estará preso não podendo assim aliviar a pressão de dentro da panela e quando essa pressão ultrapassar o limiar da pressão suportada pela panela, ela se deformará e explodirá”.

Eles ainda apresentam algumas dicas para evitar este tipo de acidente:
Evite encher demasiadamente a panela de pressão.
Observe se durante o processo de cozimento a panela está liberando vapor normalmente.
Não pressione a válvula de escape de pressão durante o cozimento.
Observe antes do cozimento se a válvula está com algum entupimento.

Em SÃO PAULO  o entupimento de uma válvula provocou a explosão de uma panela de pressão na cozinha da Escola Estadual Chico Pereira, em Tatuí, a 131 quilômetros da capital. O acidente ocorreu durante o horário de aula, por volta das 14h45 de terça-feira. A cozinheira da unidade, Neusa Dias de Andrade, de 52 anos, foi a única ferida.


O barulho do estouro foi tão forte que o Corpo de Bombeiros da cidade recebeu a ligação da ocorrência como sendo uma explosão de gás de cozinha.

- Felizmente, não era - afirmou o Tenente Eduardo Casagrandi Mansoldo Filho, que comandou o resgate da cozinheira.
Neusa estava cozinhando batatas para serem servidas na merenda dos estudantes quando o acidente aconteceu. Segundo a filha dela, a dona-de-casa Edilene Garcia de Andrade, de 29 anos, a tampa se desprendeu da panela, voou para o teto e caiu sobre a perna da cozinheira.

- Ela perdeu os sentidos na hora - contou.
A mulher recebeu os primeiros socorros em um pronto-atendimento e foi encaminhada para a Santa Casa de Misericórdia de Tatuí, onde segue internada. Ela sofreu uma lesão na perna direita e precisou ser operada, mas passa bem. Também teve queimaduras leves nas pernas. A Santa Casa informou que Neusa não corre risco de morrer e o seu quadro é estável.

Outro caso ocorrido em Goiás em 2010, felizmente sem vítimas.

Para perder o medo das panelas de pressão vela e leia atentamente a seguir:
http://br.mulher.yahoo.com/usando-a-panela-de-press%C3%A3o-sem-medo.html