sábado, 10 de agosto de 2013

A morte das abelhas -descoberta a causa! The new DDT- 10.000powerfull

Artigo do Jornal "The Guardian":
"É o novo DDT:. Uma classe de venenos licenciadas para uso generalizado antes de terem sido devidamente testados, que agora estão prejudicando o mundo natural à parte" escreve George Monbiot, em um artigo no The Guardian .


Em outro enorme erro humano, os neonicotinóides  já são utilizados em muitos dos pesticidas em todo o mundo, mas só agora percebemos o efeito devastador que eles têm sobre o mundo natural.

Os pesquisadores agora sabem que esta classe de venenos é responsável por muitas das mortes de abelhas que temos presenciado nos últimos anos.

Uma pesquisa recente mostrou que a questão é mais complexa do que se pensava, porque é comprovado que estes pesticidas  causam a doença e morte de abelhas e outros polinizadores. Mas neonicotinóides são venenos no cerne do problema, reforçando não só o problema com as abelhas, mas também com os seres humanos que correm perigo ao usar um produto com consequências desconhecidas.

Monbiot escreve:

É somente agora, quando os neonicotinóides já são utilizados em inseticidas em todo mundo, que estamos começando a entender o quão extenso seus impactos são. Assim como os fabricantes fizeram com o DDT, as empresas que fazem essas toxinas alegam que eles são inofensivos para outros seres. Apenas as pragas são as espécies-alvo. Assim como eles fizeram com o  DDT, eles ameaçaram as pessoas que levantaram preocupações, publicado alegações "enganosas" e fizeram todos o possível para enganar o público. E, para garantir que a história repita o velho roteiro, alguns governos têm colaborado neste esforço. Entre os mais culpados  esta o governo do Reino Unido (Inglaterra).

A pesquisa  tem alguns fatos assustadores  como por exemplo que os neonicotinóides são produtos químicos altamente persistentes - quando pulverizado, 90% ou mais, entra no solo e podem permanecer
 19 anos, de modo que a cada aplicação o solo torna-se ainda mais tóxicos. E todos nós sabemos o que acontece com uma parte da poluição que entra no solo - ele vai para o lençol freático.

O que é ainda mais assustador é o quão poderoso essa classe de veneno na verdade é: "As quantidades necessárias para destruir a vida dos insetos são surpreendentemente pequenos: em volume esses venenos são 10.000 vezes mais potentes que o DDT".

Se isso faz com que o neonicotinóide seja considerado o novo DDT,então também  faz  das abelhas a nova águia (extinta), só que  com efeitos muito mais devastadores para os seres humanos porque somos tão dependentes das próprias abelhas que estamos matando. Leia na íntegra a peça em cima da The Guardian .

http://www.theguardian.com/environment/georgemonbiot/2013/aug/05/neonicotinoids-ddt-pesticides-nature