quarta-feira, 10 de julho de 2013

O HPV ataca os homens ! HPV cancers in men!

O papilomavírus humano é uma ameaça bem conhecida e amplamente pesquisada para a saúde mulheres. Mas os homens também estão em risco, escreve Maggie Koerth-Baker , e a perspectiva científica é muito mais incerta.

Culturalmente falando, o vírus do papiloma humano (HPV) é uma coisa feminina. As mulheres fazem o teste de Papanicolaou, à procura de sinais de câncer cervical HPV-relacionados, como parte de sua manutenção regular de saúde. Quando uma vacina contra o HPV foi desenvolvida, ela foi originalmente destinada a mulheres, e as mulheres apenas.

Mas, do ponto de vista biológico, o HPV não faz muito sentido ser homem ou mulher e estamos fazendo a nós mesmos um desserviço ao ignorar essa realidade. Na verdade, como temos focado na prevenção do câncer do colo do útero (que, por razões óbvias, realmente só afeta as mulheres) temos esquecido um problema crescente que afeta desproporcionalmente os homens.

No mês passado, o ator Michael Douglas anunciou que seu câncer de garganta estava ligada ao HPV. Este não é um câncer comum descontroladamente - há cerca de 650 mil pessoas diagnosticadas com câncer de cabeça e pescoço em todo o mundo a cada ano , e cânceres de orofaringe (o tipo associado com HPV) representam apenas uma pequena parcela disso. Mas as taxas de câncer orofaríngeo está aumentando, e por isso as as percentagens desses cânceres são associados ao HPV.

As pessoas com maior risco são homens.

De acordo com os Centros para Controle e Prevenção de Doenças, a cada ano nos Estados Unidos , existem mais de 2.370 mulheres - e mais de 9.350 homens - diagnosticado com câncer de orofaringe relacionados ao HPV . A discrepância entre os sexos sempre esteve lá como câncer de orofaringe.Durante  a maior parte do século 20, esses tipos de câncer foram principalmente ligadas a fumar e beber - atividades que, em média, homens estão  tradicionalmente envolvidos  do que seus colegas do sexo feminino.
Mas  nos últimos 30 anos ou mais, isso mudou. As taxas de tabagismo diminuíram. Uma pesquisa publicada no Journal of Clinical Oncology em 2011 constatou que, entre 1984 e 1989, o HPV estava presente em 16,4% dos casos de câncer de orofaringe. Até o início do século 21, no entanto, esse número disparou. Entre 2000 e 2004, o HPV estava presente em 71,7% de todos os cânceres de orofaringe.
E, ainda, a diferença entre os sexos permaneceu.Michael Underbrink, professor assistente de otorrinolaringologia da Universidade de Texas Medical Branch, disse que poderia ser mais um caso de homens com mais exposição aos fatores de risco. HPV é sexualmente transmissível. Se o indivíduo médio tem mais parceiros sexuais e começa a ter relações sexuais mais cedo do que a média das mulheres, ele estaria com a razão de que homens podem ter mais risco de contraí-la. Mas Sara Pai, professor de otorrinolaringologia da Universidade Johns Hopkins, disse que a diferença pode ir mais fundo do que isso. Há evidências, por exemplo, que o sistema imunológico de homens não produzem muitos anticorpos para combater o HPV como as mulheres de fazer. Muito mais mulheres tem  contato com HPV e nunca tiveram câncer cervical. Na verdade, 95% das mulheres que são diagnosticadas com HPV irá destruir com sucesso o vírus em seus próprios corpos em curto espaço de tempo, Underbrink disse. Cinco por cento  terão infecções mais persistentes, e apenas um subconjunto  irão desenvolver câncer cervical.
Mas parece que há algo diferente acontecendo com os homens e câncer de orofaringe: "Os homens e as mulheres são expostos, mas os homens não parecem ser capazes de combatê-lo bem", disse Pai.

Por que não há nenhum exame de Papanicolau para os homens

A cada dois ou três anos, começando em torno de 21 anos de idade, muitas mulheres norte-americanas passam por um ritual de saúde chamado de exame de Papanicolaou.
A experiência não é nada  divertida. Mas é uma maneira eficaz detectar câncer antes que ele se desenvolva. A  coleta de células do colo do útero para estudos médicos, procuram mudanças no tamanho, forma e cor das células - mudanças que poderiam ser um precursor para as células cancerígenas . O teste funciona, porque sabemos que o câncer cervical é causado por HPV, e nós sabemos como uma infecção pelo HPV avança (ou, mais frequentemente, não progride) para câncer cervical.
Essa informação é de valor inestimável para ajudar os médicos prevenir o câncer antes de começar e manter um olho em pacientes que têm um risco maior de ficar doente. Nos EUA, o sistema de cuidados de saúde das  mulheres está estruturado de uma forma que incentiva o teste regular - as prescrições para o controle de natalidade são geralmente feitos de maneira que as consultas ocorram em uma base ano a ano, garantindo que mulheres visitem  o seu ginecologista anualmente pelo menos.
Há uma boa razão para isso. Globalmente, o câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer mais comum em mulheres . Em países onde a maioria das mulheres não têm acesso regular a exame Papanicolau, o diagnóstico deste tipo de câncer são muito mais comuns e maiores porcentagens de mulheres morrem. As regiões menos desenvolvidas do mundo teve 453 mil novos casos diagnosticados de câncer do colo do útero em 2008. Metade das mulheres - 242 ,000 - morreram por causa da doença.Mulheres em regiões desenvolvidas, ao contrário, sofrem apenas uma fração da incidência: 76 mil novos casos e 32 mil mortes.
Historicamente, o câncer de orofaringe não teve esse tipo de grande impacto na saúde pública. Na verdade, foi  há apenas  uma década que os cientistas descobriram a ligação entre o câncer de orofaringe e HPV. Assim, não só houve  tempo para fazer a pesquisa sobre isso, Mas, novamente, isso está mudando. Esse mesmo trabalho de pesquisa a partir de 2011, que constatou aumento das taxas de HPV em amostras de câncer de orofaringe, também descobriu que a incidência da doença está aumentando também. Se as tendências atuais continuarem (e isso é sempre um "se"), poderia haver novos casos de câncer de orofaringe mais do que o câncer cervical diagnosticada nos EUA em 2020.
Se isso acontecer, Sara Pai  diz que  não vai ser fácil começar a testar os homens para as alterações celulares do mesmo  jeito que testar as mulheres com teste de Papanicolaou. O colo do útero pode parecer  difícil de alcançar , mas,  a partir de um ponto de vista médico, a parte traseira de sua garganta é muito pior.
Além disso, o câncer de orofaringe tendem a começar nas amígdalas. Isso é "dentro", e não "na". Os médicos podem fazer um exame de Papanicolaou, porque as células que precisam de ver para testar estão na superfície do colo do útero.
"Quando HPV infecta a amígdala,  está infectando fissuras profundas dentro da amígdala", disse Pai.
Você não pode ver as lesões pré-cancerosas. A maioria dos cânceres de orofaringe são detectadas apenas após o câncer começar a se espalhar para os gânglios linfáticos do pescoço.
Isso é realmente uma grande parte da razão pela qual sabemos tão pouco sobre HPV e câncer de orofaringe, ao contrário de HPV e câncer cervical. Algumas das informações mais básicas - como o número de homens que contraem o HPV em suas amígdalas, em comparação com o número que, eventualmente, desenvolvem câncer de garganta  - não estão disponíveis, porque nós ainda não descobrimos  uma maneira fácil de coletar os dados.
Em muitos aspectos, o maior problema com câncer de orofaringe relacionados ao HPV é que ele ainda é um mistério. Não há nenhum teste para ele. E nós temos apenas dados suficientes para saber que o problema está ficando maior.
Mas há, pelo menos, um pouco de boa notícia em tudo isso. Se você perceber  um câncer orofaríngeo relacionado a HPV-, deve  saber que é mais fácil de tratar do que a versão associada ao cigarro de três décadas atrás. "O HPV é muito mais sensível à quimio e radioterapia e há uma melhor taxa de cura ao longo do tempo", disse Michael Underbrink. "De fato, alguns estudos dizem que nós não precisamos tratá-lo com o máximo de radiação se é isso que você tem."
E sobre a vacina?
Até o momento, não há realmente quaisquer dados sobre como a vacina contra o HPV afeta as taxas de infecção por HPV em homens, ou as taxas de câncer de orofaringe. Isso  porque não temos uma maneira fácil de testar os homens para a infecção nas amígdalas e porque em 2011  ninguém estava recomendando que os homens e os meninos recebessem a vacina. Vai demorar um pouco para que os dados comecem a serem estudados.
Enquanto isso, aqui estão quatro coisas que você deve saber sobre a vacina contra o HPV, em geral.
1) Existem duas vacinas contra o HPV:Ambos tem como alvo duas das 14 estirpes de HPV que foram mostrados para causar câncer. Essas duas linhagens foram escolhidos porque eles causam 70% dos cancros do colo do útero. Uma das vacinas também tem como  alvos estirpes de HPV responsáveis ​​por verrugas genitais.Esta vacina é recomendada para os rapazes e para as moças.
2) A vacina ainda pode ser eficaz, mesmo se você já é sexualmente ativo : As recomendações da FDA especificam dar a vacina para pessoas menores de 26 anos, mas isso não significa que a vacina é perigosa ou definitivamente inútil para as pessoas mais velhas do que isso.Uma vacina contra uma doença sexualmente transmissível  vai ser mais eficaz em impedir a propagação da doença, em um nível de toda a população, se você está dando para as pessoas que não tiveram o sexo ainda.Porque é isso que as autoridades de saúde pública estão mais interessados ​​nisso e é por isso que a vacina tem sido mais exaustivamente testada. Mas os indivíduos são diferentes. Só porque você teve relações sexuais não significa que você já pegou HPV. Só porque você pegou HPV não significa que você tem as cepas da vacina que irá protege-lo. Se você estiver com mais de 26,  vale a pena perguntar ao seu médico sobre o assunto de qualquer maneira - especialmente se você é uma mulher que nunca teve um exame de Papanicolaou anormal.
3) Se você tiver sido diagnosticado com HPV, não entre em pânico : Nós não sabemos as estatísticas  sobre  homens, mas, pelo menos, 90% das mulheres diagnosticadas, a infecção vai embora .
4) A vacina é boa, pelo menos, de 6-10 anos. Sua eficácia provavelmente é por um tempo maior, mas os cientistas não tem certeza disso. A vacina não está à disposição há muito tempo e ainda estamos há espera dos resultados a longo prazo.

SOBRE O AUTOR

Maggie Koerth-Baker é o editor de ciência no BoingBoing.net. Ela escreve uma coluna mensal para a revista The New York Times e é o autor de Antes que as luzes saem , um livro sobre energia elétrica, infra-estrutura, e o futuro da energia. Você pode encontrar Maggie no Twitter e Facebook .