sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Veja aqui:o teste da bicicleta:Argentina-01 hora sem roubar...depende do bairro,claro!


Sua cidade é segura? Faça o teste da bicicleta e descubra

Quão segura é sua cidade? Um publicista argentino desenvolveu o teste da bicicleta para medir o crime em diferentes áreas.

Usando câmeras ocultas e bicicletas baratas como isca, Mariano Pasik, 37, filma quanto tempo leva para um ladrão roubar a bicicleta, que não fica acorrentada, em diferentes áreas de Buenos Aires. Sua hipótese é que quanto mais tempo a bicicleta ficar, mais segura é a área.

“Não é estatística, mas mostra de uma maneira que nos locais em que as bicicletas são roubadas rapidamente talvez a qualidade de vida seja pior”, disse Mariano para a Reuters. Ele quer que outros produtores de vídeos se juntem a ele no seu projeto “Prueba de la Bicicleta” (Teste da Bicicleta ou Prova da Bicicleta, em tradução livre), sem fins lucrativos, para criar um índice mundial de segurança.

De acordo com Mariano seria uma medição informal como o “Big Mac Index” que compara o custo do mesmo sanduíche da rede McDonalds em países diferentes para dar uma idéia do poder aquisitivo das pessoas em locais diferentes.

Ele também disse que seu projeto tem uma parte de arte, outra parte de reality show, outra parte de jornalismo e outra parte de diversão.

Mariano disse que os ladrões nos filmes, cujos rostos são escondidos, não são ladrões profissionais, mas sim ladrões de oportunidade. “São pessoas que caem na tentação e decidem cometer um crime.”

No vídeo abaixo levou uma hora pra a bicicleta ser roubada no bairro Constitución. Mas na rua Santa Fé, um local de compras, levou apenas alguns minutos. O local passa pelo teste quando a bicicleta leva mais de uma hora para ser roubada ou quando o câmera se cansa ou fica sem bateria.

Fãs da iniciativa oferecem suas próprias bicicletas para Mariano e já fizeram testes no Uruguai e Espanha.

Até o momento nenhuma mulher roubou bicicletas