sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Abacate = tudo de bom...



Abacate pode ser nova arma contra a hepatite
Fruta ajudou a recuperar fígado de ratos
Uma substância encontrada no abacate pode ajudar a amenizar danos causados ao fígado pelos vírus da hepatite, afirmam cientistas japoneses. Eles realizaram testes em ratos com problemas no fígado similares aos que a hepatite ocasiona nos seres humanos.

Os ratos foram alimentados com 22 tipos diferentes de frutas para ver se algumas delas ajudava a reduzir os danos. Cinco substâncias foram consideradas eficazes na revigoração do órgão, e a mais forte delas é encontrada no abacate. Ainda não se sabe, porém, se a fruta motiva a mesma reação no organismo das pessoas.

De acordo com os cientistas, mais testes são necessários para estabelecer a forma de usar as propriedades do abacate para combater as diversas formas de hepatite. Eles também não têm idéia de como a substância encontrada no abacate reage para reduzir os danos no fígado.

De qualquer maneira, a descoberta é uma nova esperança para desenvolver tratamentos contra a hepatite, especialmente a do tipo C, que causa sérios danos ao fígado e pode matar o doente. Estima-se que a hepatite do tipo C, que é sexualmente transmissível, possa significar no futuro um problema maior do que a Aids em alguns países.
O PODER DO ABACATE

Desde muito pequeno, George Bliss, um fazendeiro americano de 81 anos, come abacate de manhã, à tarde e à noite. Após oito décadas de consuma diário, ele ainda está com muita saúde e acreditando que isso se deve ao abacate. Ele faz parte da segunda geração de produtores e diz que ama a fruta e seu sabor.

É verdade que o abacate tem um alto teor de gordura. Um abacate médio contém 30 gramas de gordura, tanto quanto um hamburger de 100 gramas. Por esse motivo, os especialistas em dieta logo aboliram o consumo dessa fruta em troca de frutas e vegetais menos gordurosos.

Alto teor de boa gordura

Pesquisadores descobriram, porém, que a gordura presente no abacate é monoinsaturada, ou seja, "boa" gordura.

A primeira mudança na imagem do abacate aconteceu em 1996 quando pesquisadores do Instituto Mexicano del Seguro Social, no México, mostraram os benefícios do consumo de abacate. 45 voluntários que comeram abacate diariamente, durante uma semana, mostraram queda média de 17% da taxa de colesterol no sangue.

Pesquisadores também descobriram que os abacates são ricos em beta-sitosterol, uma substância natural importante para diminuir o nível de colesterol no sangue.

Moderação

Incluir gordura monoinsaturada em sua dieta pode permitir benefícios similares. Usando a criatividade, o abacate, pode ser usado de várias maneiras. Você pode comer não só como uma sobremesa, mas como entrada também, misturado com a salada fica uma delícia.

Porém, antes de começar a comer abacate sem parar, lembre-se que, apesar de seus benefícios, o abacate continua tendo muitas calorias, por isso, tem que se comer com moderação.
Fruto do abacateiro, árvore que pertence à família do loureiro. O abacateiro é nativo da América Central, mas vem sendo cultivado em outras regiões. Diversas variedades são produzidas no Brasil, principalmente do Rio de Janeiro em direção ao norte, por ser uma planta sensível ao frio. Sua cor varia do verde ao preto-arroxeado. O fruto pesa de 200 g a 1,40 kg. Tem a casca coriácea (semelhante ao couro) e contém uma semente grande e redonda (caroço). A polpa verde-amarelada, parte comestível, é rica em óleo vegetal e contém diversas vitaminas. Quando cultivado a partir da semente, o abacateiro se desenvolve bem em qualquer tipo de solo permeável.