Os primeiros Fuscas eram equipados com um motor de dois cilindros,refri-
gerado a ar , que tinham um rendimento muito ruim =péssimo!
Foi criado então o motor com quatro cilindros opostos dois a dois, chamado
de Boxter,também refrigerado a ar, com suspensão independente dianteira,
que funcionava através de barras de torção.
Foi um projeto revolucionário, pois até então os carros de época eram fei-
tos com motores refrigerados a água e suspensão que em sua maioria usavam
feixe de molas (tipo suspensão de caminhão) ou molas helicoidais.
Sistema de freios a tambor, caixa de direção tipo "rosca sem fim", evolu-
ções estéticas como o quebra vento, mudança do lado da abertura da porta,
saída única de escapamento, estribo entre outras.
Em 1936 , já reformulado com bastante semelhança dos Fuscas de hoje, o
Volkswagen era equipado com duas pequenas janelas traseiras.Em 1937 exis-
tiam 30 outros modelos sendo testados na Alemanha.E a partir de 1938, ini-
ciou-se a construção em Hanover de uma fábrica de onde o Beetle teria sua
construção em séria iniciada.
O fusca acima (made in Brasil)é um modelo 1966 transformado com nova suspensão, chassi,
radiador na traseira e motor.Velocidade máxima de 200 km/h com motor V8 Ford.O
proprietário éum engenheiro de São Paulo,o Sr. Paulo M. Ribeiro e os nossos parabéns
pela máquina.
Clique e veja: ( just click and see it)
Globo Vídeo-Fuscão V8-veja! beetleV8 -see it!
Globo Vídeo – Player Esportes - VIDEO - Surpresa debaixo do capô:
Este outro aqui em azul e branco...também é bem legal:
O mais bonito de todos no entanto:
Fotos da época de fabricação: (enviadas pelo amigo Marcelo A. M.)
Lançado oficialmente em 1.935, pelo então projetista Ferdinand Porsche,
o Volkswagen podia ser comprado por quase todos, ao preço de 990 marcos,
e era equipado com motor refrigerado a ar, sistema elétrico de seis volts,
câmbio seco de quatro marchas, que até então só se fabricavam carros com
caixa de câmbio inferiores a 3 marchas
Um livro que acaba de ser publicado na Holanda questiona a legitimidade de Ferdinand Porsche como o homem
que inventou o Volkswagen Beetle (Fusca). De acordo com o livro “Het Ware Verhaal van de Kever” ("A verdadeira história do Fusca”), do historiador Paul Schilperoord, o homem que desenvolveu o carro mais popular do mundo e que se tornou o símbolo da indústria automobilística alemã foi um jornalista e engenheiro judeu chamado Josef Ganz (1898-1967).
Vide fotos e resumo da obra em:
http://www.ummaisoumenos.blogspot.com.br/2012/04/o-verdadeiro-inventor-do-fusca-fotos-e.html
De acordo com o livro, que está sendo cogitado para servir de roteiro para um filme de cinema,
Ganz era filho de pai alemão e mãe húngara, adorava engenharia automotiva e projetou em 1923
o primeiro carro compacto com motor na parte de trás, carroceria arredondada e suspensão.
De acordo com o livro, que está sendo cogitado para servir de roteiro para um filme de cinema,
Ganz era filho de pai alemão e mãe húngara, adorava engenharia automotiva e projetou em 1923
o primeiro carro compacto com motor na parte de trás, carroceria arredondada e suspensão
independente. Ele sonhava criar um carro que pudesse ser mais seguro e eficiente que os modelos
da época e custasse o mesmo que uma motocicleta
Ganz entrou em contato com fabricantes de motos e em 1931 conseguiu finalmente construir o protótipo
Maikäfer (Meu Besouro). Após prestar serviços para a BMW e a Daimler, Ganz acabou preso pela Gestapo, a polícia do regime nazista, em 1933, acusado de chantagem. Libertado no ano
seguinte, acabou tendo sua carreira como projetista prejudicada.
Ganz seguiu para a Suíça onde o próprio governo suíço tentou roubar seu projeto. Para piorar, de acordo
com o livro, Adolf Hitler ficou entusiasmado com a ideia de produzir um veículo popular em larga escala.
Ganz entrou em contato com fabricantes de motos e em 1931 conseguiu finalmente construir o protótipo
Maikäfer (Meu Besouro). Após prestar serviços para a BMW e a Daimler, Ganz acabou preso pela Gestapo,
a polícia do regime nazista, em 1933, acusado de chantagem. Libertado no ano seguinte, acabou tendo sua
carreira como projetista prejudicada.
Hitler então teria designado Ferdinand Porshe para desenvolver o Volkswagen
Beetle e ficar com todos os créditos da obra.
O judeu Ganz nunca conseguiu comprovar ser o verdadeiro pai do Fusca.Após a Segunda Guerra Mundial ele foi para a França tentar desenvolver seu carropela companhia Automobile Julien, sem sucesso.Em 1951,Ganz foi morar na Austrália onde trabalhou para a Holden, uma marca do grupo General Motors.
Ele morreu em 1967.
O livro de Schiperoord contém documentos importantes de Ganz e centenas de fotografias e desenhos inéditos do carro que inspirou o Fusca(vide algumas no link acima).
Em 1.939, devido ao início da segunda guerra mundial, o Volkswagen acabou virando veículo militar.
Derivados do fusca, como jipes e até um modelo anfíbio (Shwinwagen, atualmente existem 3 no mundo,
e um no Brasil). A mecânica também haveria mudado.
Virabrequim, pistões, válvulas , o motor de 995 cc. e 19cv passou a ser de 1.131 cc. e 26 cv. Mais de 70 mil unidades militares foram produzidas.
Término da segunda guerra mundial, a fábrica que estava sendo construída em Hanover, estava quase que
inteiramente destruída. Seus projetistas, ninguém sabia por onde andavam, e de suas versões militares ninguém
mais precisara, por pouco não foi o fim do Volkswagen.
Até um major inglês redescobrir o Volkswagen. Ivan Hirst, resolveu "adotar" o velho Volkswagen, entre os escombros da antiga fábrica, a versão original do VW passou a ser reaproveitada.
Retomada sua fabricação, o Volkswagen passou a ser utilizado em serviços de primeira necessidade, escassos naquela época, como correio, atendimento médico, etc.
Em 1.946, portanto um ano depois, já existia 10 mil volkswagens sedans em circulação.
Em 1.948 existiam 25 mil, sendo 4.400 para exportação. Em 1.949 o Fusca já teria seu próprio mercado nos EUA.
Basicamente o fusca até então era um projeto que havia dado certo, até meados de 1.956, quase nada havia mecanicamente mudado de seu projeto original
Independente de seu projeto mecânico, a aparência do Fusca haveria mudado bastante. Em 1.951, havia duas janelas repartidas na parte traseira, embora continuar sem os "quebra-ventos".
Mas em 1.953, o fusca surgia com "quebra-ventos" nas janelas laterais, e a partir da segunda série deste ano a janela traseira se resumia a uma única, em formato oval. Neste mesmo ano o fusca começou a ser montado no Brasil.Em 1.959 o Fusca começou a ser fabricado no Brasil.
Em 1.961 no segundo semestre, o sistema de sinaleiros (pisca-pisca) deixa de ser uma barra na coluna lateral central (também chamada de bananinha) para as lanternas traseiras, juntamente com as luzes de freio.
E assim as mudanças foram surgindo. O câmbio deixa de "seco" para ter as quatro marchas sincronizadas,
o mesmo que existe até hoje.
Em 1.967 o Fusca passa por uma importante mudança: ele ganha motor 1.300 cc ao invés do 1.200 cc que o equipava até então.
Os aros das rodas também receberam furos para melhor ventilação do sistema de freios. Já em 1968 foi
provado que o sistema de 6 volts que o equipava não se mostrava eficiente, aí o Fusca ganhara um novo
sistema elétrico 12 volts. E a caixa de direção passa a ser lubrificada com graxa.
Em 1.970 o Fusca sofreu uma grande transformação. Continuando com a versão 1.300 cc, surgiram a versão 1.500 cc (2º. semestre) essa com 52 cv (SAE) de potência.
Carinhosamente apelidado de "Fuscão". Para essa versão, o fusca também recebeu uma barra compensadora no eixo traseiro, para finalidade de maior estabilidade. Esteticamente o capô do motor ganhou aberturas para maior ventilação, novas lanternas, cintos de segurança. Como opcional o fusca tinha freios a disco na dianteira.
Mais mudanças vieram em 1.973. O novo sistema de carburação com carburadores recalibrados para menor consumo, e novo distribuidor vácuo-centrífugo deram mais ênfase ao carro que sem dúvida era um sucesso total.
Nunca vendeu tanto fusca no Brasil como no ano de 1.974.
O fusca teve uma produção de 239.393 unidades somente em 1974. Comparado a produção de 1969 que era de 126.319, foi um impressionante salto nas vendas. Tudo provava o absoluto sucesso do Fusca. E também nessa
época que surgiu o Fusca com motorização 1.600-S que rendia 65 cv(SAE)com dupla carburação.
As mudanças mecânicas para esse ano eram o eixo dianteiro com bitola mais larga e a mudança estética foi o maior pára-brisa para as versões 1.300 e 1.500.
Em 1.975, a linha VW foi ampliada com a chegada do novo motor 1.300, versão 1.300-L e o modelo 1.600 passou a ter a alavanca de câmbio mais curta e filtro de ar do carburador de papel. Outras alterações também vieram, como painel e outras (estéticas).
Em 1.978 o bocal do tanque de combustível passou a ser do lado externo do carro, e não dentro do porta-malas como mostrava-se até então.
Em 1.979 (2º. semestre) as lanternas traseiras ganharam nova forma, e pelo seu grande tamanho, esta versão do fusca, a partir desse ano foi apelidado de "Fuscão Fafá". Após quatro anos sem mudanças, em 1983 o "Super-Fuscão" desaparece. Adotaram o nome oficial de "FUSCA". Com algumas poucas inovações como caixa de câmbio "Life-Time"(dispensa troca periódica de lubrificante), ignição eletrônica nos modelos a álcool, bomba de combustível com proteção anti-corrosiva, válvulas termopneumáticas nas entradas dos filtros de ar (com a função de controlar a temperatura do ar aspirado para finalidade de melhorar a queima da mistura).
No ano seguinte, portanto em 1.984, muda tudo. A versão 1.300 do Fusca desaparece. Surge aí
um novo 1.600. Com pistões, cilindros e cabeçotes redesenhados, além de novas câmaras de combustão,
o novo motor rendia 46 cv a 4.000 RPM e torque máximo de 10,1 kgf/m a 2.000 RPM. Agora a medição
foi feita no método DIN e não mais no SAE. Equipavam a versão também novos freios a disco na dianteira
e barra estabilizadora traseira redesenhada para uma melhor performance aerodinâmica.
Foi no ano de 1.986 que (temporariamente) acaba-se a carreira do Fusca. Embora o México não parar
de produzi-lo, no Brasil sua linha de montagem chegara ao fim. Até que em 1.993 por pedido do então
presidente do Brasil, Itamar Franco, o Fusca volta novo de novo, como nesses seus 60 anos muito bem vividos.
Na segunda fase de 1.993, sem mudanças na carroceria nem no motor o fusca ganhou pára-choques na cor
do veículo, canalizador com uma única saída de escape no pára-lamas esquerdo, estofamentos novos, volante novo e muitos outros detalhes de acabamento, inclusive detalhes opcionais.
Quando todos não acreditavam no sucesso do relançamento do Fusca, as vendas foram mais que animadoras.
Chegou a produzir mais de 40 mil novos Fuscas. Até sua oficial parada de fabricação anunciada em Julho de 1.996 o fusca deixou mais fãs por seu rastro
Para comemoração da sua última série de fabricação, foram fabricados os últimos 1.500 Fuscas carinhosamente dados numa versão "FUSCA SÉRIE OURO", onde os últimos 1.500 proprietários de fuscas "novos" tem seus nomes guardados em um "Livro de ouro da VW." Um Fusca Série Ouro é facilmente identificado, neste seu último modelo a VW super-equipou esteticamente a versão.
Com estofamentos do Pointer GTI, desembaçador traseiro, faróis de milha, painel com fundo branco, vidros verdes
(75% transp.) esta foi a série de gala do querido carrinho. Mais uma vez nosso querido fusquinha cumpre seu papel,
um sucesso de vendas e de mercado. Embora no México ainda foi fabricado até 30 de junho de 2.003.
Outra novidade foi o sucesso de seu relançamento oficial, montado em chassis do VW Golf e com seu novo nome já definido, o BEETLE volta as ruas, mostrando sua nova cara e dando continuidade a essa inigualável carreira que o "querido carrinho" fez por merecer.
E assim temos um exemplo de um projeto que alcançou o completo sucesso, e por trás dele um(ou mais gênio(s) imortal(is), Mitos: Ferdinad Porsche e Josef Ganz..
tiam 30 outros modelos sendo testados na Alemanha.E a partir de 1938, ini-
ciou-se a construção em Hanover de uma fábrica de onde o Beetle teria sua
construção em séria iniciada.
O fusca acima (made in Brasil)é um modelo 1966 transformado com nova suspensão, chassi,
radiador na traseira e motor.Velocidade máxima de 200 km/h com motor V8 Ford.O
proprietário éum engenheiro de São Paulo,o Sr. Paulo M. Ribeiro e os nossos parabéns
pela máquina.
Clique e veja: ( just click and see it)
Globo Vídeo-Fuscão V8-veja! beetleV8 -see it!
Globo Vídeo – Player Esportes - VIDEO - Surpresa debaixo do capô:
Este outro aqui em azul e branco...também é bem legal:
O mais bonito de todos no entanto:
Fotos da época de fabricação: (enviadas pelo amigo Marcelo A. M.)
Lançado oficialmente em 1.935, pelo então projetista Ferdinand Porsche,
o Volkswagen podia ser comprado por quase todos, ao preço de 990 marcos,
e era equipado com motor refrigerado a ar, sistema elétrico de seis volts,
câmbio seco de quatro marchas, que até então só se fabricavam carros com
caixa de câmbio inferiores a 3 marchas
Um livro que acaba de ser publicado na Holanda questiona a legitimidade de Ferdinand Porsche como o homem
que inventou o Volkswagen Beetle (Fusca). De acordo com o livro “Het Ware Verhaal van de Kever” ("A verdadeira história do Fusca”), do historiador Paul Schilperoord, o homem que desenvolveu o carro mais popular do mundo e que se tornou o símbolo da indústria automobilística alemã foi um jornalista e engenheiro judeu chamado Josef Ganz (1898-1967).
Vide fotos e resumo da obra em:
http://www.ummaisoumenos.blogspot.com.br/2012/04/o-verdadeiro-inventor-do-fusca-fotos-e.html
De acordo com o livro, que está sendo cogitado para servir de roteiro para um filme de cinema,
Ganz era filho de pai alemão e mãe húngara, adorava engenharia automotiva e projetou em 1923
o primeiro carro compacto com motor na parte de trás, carroceria arredondada e suspensão.
De acordo com o livro, que está sendo cogitado para servir de roteiro para um filme de cinema,
Ganz era filho de pai alemão e mãe húngara, adorava engenharia automotiva e projetou em 1923
o primeiro carro compacto com motor na parte de trás, carroceria arredondada e suspensão
independente. Ele sonhava criar um carro que pudesse ser mais seguro e eficiente que os modelos
da época e custasse o mesmo que uma motocicleta
Ganz entrou em contato com fabricantes de motos e em 1931 conseguiu finalmente construir o protótipo
Maikäfer (Meu Besouro). Após prestar serviços para a BMW e a Daimler, Ganz acabou preso pela Gestapo, a polícia do regime nazista, em 1933, acusado de chantagem. Libertado no ano
seguinte, acabou tendo sua carreira como projetista prejudicada.
Ganz seguiu para a Suíça onde o próprio governo suíço tentou roubar seu projeto. Para piorar, de acordo
com o livro, Adolf Hitler ficou entusiasmado com a ideia de produzir um veículo popular em larga escala.
Ganz entrou em contato com fabricantes de motos e em 1931 conseguiu finalmente construir o protótipo
Maikäfer (Meu Besouro). Após prestar serviços para a BMW e a Daimler, Ganz acabou preso pela Gestapo,
a polícia do regime nazista, em 1933, acusado de chantagem. Libertado no ano seguinte, acabou tendo sua
carreira como projetista prejudicada.
Hitler então teria designado Ferdinand Porshe para desenvolver o Volkswagen
Beetle e ficar com todos os créditos da obra.
O judeu Ganz nunca conseguiu comprovar ser o verdadeiro pai do Fusca.Após a Segunda Guerra Mundial ele foi para a França tentar desenvolver seu carropela companhia Automobile Julien, sem sucesso.Em 1951,Ganz foi morar na Austrália onde trabalhou para a Holden, uma marca do grupo General Motors.
Ele morreu em 1967.
O livro de Schiperoord contém documentos importantes de Ganz e centenas de fotografias e desenhos inéditos do carro que inspirou o Fusca(vide algumas no link acima).
Em 1.939, devido ao início da segunda guerra mundial, o Volkswagen acabou virando veículo militar.
Derivados do fusca, como jipes e até um modelo anfíbio (Shwinwagen, atualmente existem 3 no mundo,
e um no Brasil). A mecânica também haveria mudado.
Virabrequim, pistões, válvulas , o motor de 995 cc. e 19cv passou a ser de 1.131 cc. e 26 cv. Mais de 70 mil unidades militares foram produzidas.
Término da segunda guerra mundial, a fábrica que estava sendo construída em Hanover, estava quase que
inteiramente destruída. Seus projetistas, ninguém sabia por onde andavam, e de suas versões militares ninguém
mais precisara, por pouco não foi o fim do Volkswagen.
Até um major inglês redescobrir o Volkswagen. Ivan Hirst, resolveu "adotar" o velho Volkswagen, entre os escombros da antiga fábrica, a versão original do VW passou a ser reaproveitada.
Retomada sua fabricação, o Volkswagen passou a ser utilizado em serviços de primeira necessidade, escassos naquela época, como correio, atendimento médico, etc.
Em 1.946, portanto um ano depois, já existia 10 mil volkswagens sedans em circulação.
Em 1.948 existiam 25 mil, sendo 4.400 para exportação. Em 1.949 o Fusca já teria seu próprio mercado nos EUA.
Basicamente o fusca até então era um projeto que havia dado certo, até meados de 1.956, quase nada havia mecanicamente mudado de seu projeto original
Independente de seu projeto mecânico, a aparência do Fusca haveria mudado bastante. Em 1.951, havia duas janelas repartidas na parte traseira, embora continuar sem os "quebra-ventos".
Mas em 1.953, o fusca surgia com "quebra-ventos" nas janelas laterais, e a partir da segunda série deste ano a janela traseira se resumia a uma única, em formato oval. Neste mesmo ano o fusca começou a ser montado no Brasil.Em 1.959 o Fusca começou a ser fabricado no Brasil.
Em 1.961 no segundo semestre, o sistema de sinaleiros (pisca-pisca) deixa de ser uma barra na coluna lateral central (também chamada de bananinha) para as lanternas traseiras, juntamente com as luzes de freio.
E assim as mudanças foram surgindo. O câmbio deixa de "seco" para ter as quatro marchas sincronizadas,
o mesmo que existe até hoje.
Em 1.967 o Fusca passa por uma importante mudança: ele ganha motor 1.300 cc ao invés do 1.200 cc que o equipava até então.
Os aros das rodas também receberam furos para melhor ventilação do sistema de freios. Já em 1968 foi
provado que o sistema de 6 volts que o equipava não se mostrava eficiente, aí o Fusca ganhara um novo
sistema elétrico 12 volts. E a caixa de direção passa a ser lubrificada com graxa.
Em 1.970 o Fusca sofreu uma grande transformação. Continuando com a versão 1.300 cc, surgiram a versão 1.500 cc (2º. semestre) essa com 52 cv (SAE) de potência.
Carinhosamente apelidado de "Fuscão". Para essa versão, o fusca também recebeu uma barra compensadora no eixo traseiro, para finalidade de maior estabilidade. Esteticamente o capô do motor ganhou aberturas para maior ventilação, novas lanternas, cintos de segurança. Como opcional o fusca tinha freios a disco na dianteira.
Mais mudanças vieram em 1.973. O novo sistema de carburação com carburadores recalibrados para menor consumo, e novo distribuidor vácuo-centrífugo deram mais ênfase ao carro que sem dúvida era um sucesso total.
Nunca vendeu tanto fusca no Brasil como no ano de 1.974.
O fusca teve uma produção de 239.393 unidades somente em 1974. Comparado a produção de 1969 que era de 126.319, foi um impressionante salto nas vendas. Tudo provava o absoluto sucesso do Fusca. E também nessa
época que surgiu o Fusca com motorização 1.600-S que rendia 65 cv(SAE)com dupla carburação.
As mudanças mecânicas para esse ano eram o eixo dianteiro com bitola mais larga e a mudança estética foi o maior pára-brisa para as versões 1.300 e 1.500.
Em 1.975, a linha VW foi ampliada com a chegada do novo motor 1.300, versão 1.300-L e o modelo 1.600 passou a ter a alavanca de câmbio mais curta e filtro de ar do carburador de papel. Outras alterações também vieram, como painel e outras (estéticas).
Em 1.978 o bocal do tanque de combustível passou a ser do lado externo do carro, e não dentro do porta-malas como mostrava-se até então.
Em 1.979 (2º. semestre) as lanternas traseiras ganharam nova forma, e pelo seu grande tamanho, esta versão do fusca, a partir desse ano foi apelidado de "Fuscão Fafá". Após quatro anos sem mudanças, em 1983 o "Super-Fuscão" desaparece. Adotaram o nome oficial de "FUSCA". Com algumas poucas inovações como caixa de câmbio "Life-Time"(dispensa troca periódica de lubrificante), ignição eletrônica nos modelos a álcool, bomba de combustível com proteção anti-corrosiva, válvulas termopneumáticas nas entradas dos filtros de ar (com a função de controlar a temperatura do ar aspirado para finalidade de melhorar a queima da mistura).
No ano seguinte, portanto em 1.984, muda tudo. A versão 1.300 do Fusca desaparece. Surge aí
um novo 1.600. Com pistões, cilindros e cabeçotes redesenhados, além de novas câmaras de combustão,
o novo motor rendia 46 cv a 4.000 RPM e torque máximo de 10,1 kgf/m a 2.000 RPM. Agora a medição
foi feita no método DIN e não mais no SAE. Equipavam a versão também novos freios a disco na dianteira
e barra estabilizadora traseira redesenhada para uma melhor performance aerodinâmica.
Foi no ano de 1.986 que (temporariamente) acaba-se a carreira do Fusca. Embora o México não parar
de produzi-lo, no Brasil sua linha de montagem chegara ao fim. Até que em 1.993 por pedido do então
presidente do Brasil, Itamar Franco, o Fusca volta novo de novo, como nesses seus 60 anos muito bem vividos.
Na segunda fase de 1.993, sem mudanças na carroceria nem no motor o fusca ganhou pára-choques na cor
do veículo, canalizador com uma única saída de escape no pára-lamas esquerdo, estofamentos novos, volante novo e muitos outros detalhes de acabamento, inclusive detalhes opcionais.
Quando todos não acreditavam no sucesso do relançamento do Fusca, as vendas foram mais que animadoras.
Chegou a produzir mais de 40 mil novos Fuscas. Até sua oficial parada de fabricação anunciada em Julho de 1.996 o fusca deixou mais fãs por seu rastro
Para comemoração da sua última série de fabricação, foram fabricados os últimos 1.500 Fuscas carinhosamente dados numa versão "FUSCA SÉRIE OURO", onde os últimos 1.500 proprietários de fuscas "novos" tem seus nomes guardados em um "Livro de ouro da VW." Um Fusca Série Ouro é facilmente identificado, neste seu último modelo a VW super-equipou esteticamente a versão.
Com estofamentos do Pointer GTI, desembaçador traseiro, faróis de milha, painel com fundo branco, vidros verdes
(75% transp.) esta foi a série de gala do querido carrinho. Mais uma vez nosso querido fusquinha cumpre seu papel,
um sucesso de vendas e de mercado. Embora no México ainda foi fabricado até 30 de junho de 2.003.
Outra novidade foi o sucesso de seu relançamento oficial, montado em chassis do VW Golf e com seu novo nome já definido, o BEETLE volta as ruas, mostrando sua nova cara e dando continuidade a essa inigualável carreira que o "querido carrinho" fez por merecer.
E assim temos um exemplo de um projeto que alcançou o completo sucesso, e por trás dele um(ou mais gênio(s) imortal(is), Mitos: Ferdinad Porsche e Josef Ganz..
This is some rare footage of the German Assembly Line for the VW Beetle from 1949-1951. I have this full film available on DVD off of my site http://www.classicvwbugs.com/