segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Acerte na bicicleta - altura,tamanho do quadro e etc...right size of your bicycle and more...

Sua altura é 1,50 então seu quadro de moutain bike deve ser 14 *
seu quadro de bicicleta de estrada : 48¨¨
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Sua altura é 1,60 então seu quadro de mountain bike deve ser 16*
seu quadro de bicicleta de estrada: 50,52,54¨¨
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Sua altura é 1,70 então seu quadro de mountain bike deve ser 17 ou 18*
seu quadro de bicicleta de estrada: 54,55,56¨¨
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Sua altura é 1,80 então seu quadro de mountain bike deve ser 19 ou 20*
seu quadro de bicicleta de estrada: 57 ou 58¨¨
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Sua altura é 1,90 então seu quadro de mountain bike deve ser 21 ou 22*
seu quadro de bicicleta de estrada: 60 ou 62¨¨
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* em polegadas
¨¨ em centímetros
As bicicletas fabricadas no Brasil são, em sua maioria, tamanho 18 ou 19 polegadas.
Há algumas variações na forma utilizada pelos fabricantes para medir suas bicicletas. Portanto, é possível encontrar bicicletas de idênticas medidas, mas que por suas aparências, dão a idéia de tamanhos diferentes.

O tamanho correto de uma bicicleta de estrada ou profissional, bem como seu ajuste ao ciclista, deve ser estabelecida por um profissional especializado.

Abaixo ilustramos duas sugestões para o ajuste de sua bicicleta:

1) Sugestão para bicicletas sem amortecedor



Ajuste de selim: Três dedos abaixo, partindo da parte mais alta do osso da bacia, na lateral do corpo.

Distância entre a ponta do selim e a caixa de direção da bicicleta é igual a distância do cotovelo às pontas dos dedos indicador e anular do ciclcista.

2) Sugestão para bicicletas em geral



A altura do cavalo x 0,88 é igual a medida do selim até o centro do eixo do movimento central da bicicleta, conforme o desenho. Os pés devem estar descalços e o ciclista deve estar vestido com a roupa que habitualmente utiliza para pedalar.



Conforto, esporte ou força?
As diferenças do desenho do quadro para o ciclista:



Distância entre eixos:
longa (ideal para iniciantes): a bicicleta tem reações mais lentas, previsíveis; absorve melhor os impactos do solo
curta (ideal para profissionais): quanto mais curta é a bicicleta, mais rápidas são suas reações, tanto direcionais como nas respostas à força do ciclista.

Distância de apoio entre selim e guidão:
curta (ideal para plano, uso urbano e iniciantes): serve para manter o ciclista numa posição de condução mais em pé, o que facilita olhar o trânsito. O ciclista fica mais exposto ao vento, o que torna a bicicleta mais lenta. Ciclista em posição mais em pé tem maior dificuldade em realizar subidas. O pescoço é menos exigido. A lombar passa a ser o amortecedor do ciclista.

longa (ideal para esportistas e profissionais): visa retirar o máximo do funcionamento muscular do corpo do ciclista. Facilita arrancadas, subidas e mudanças bruscas de direção, permitindo uma condução agressiva. Como o corpo do ciclista fica mais deitado, há menos arrasto aerodinâmico, facilitando a manutenção de altas velocidades.

Altura do movimento central:

baixo: abaixa o centro de gravidade do conjunto bicicleta/ciclista aumentando a estabilidade. Mas, ao mesmo tempo, diminui a distância dos pedais para o chão, o que obriga o ciclista a ter certos cuidados ao pedalar, principalmente em curvas.

alto: facilita a transposição de obstáculos, permitindo que se pedale em terrenos irregulares ou acidentados. Normalmente encontrado em mountain bikes. Com elas é difícil o pedal tocar o solo, mesmo pedalando em curvas mais acentuadas.

matéria constante no site
http://www.escolade bicicleta.com.br

obs: há outras técnicas  para se obter a bicicleta sob medida. Lembramos que são duas "máquinas" - a máquina humana e a máquina chamada de bicicleta. As informações acima destinam-se para aqueles que
querem o mínimo de informação para evitar o mal-estar, dificuldades de pedalar e outras situações que tiram o prazer de rodar sem dores e  com esforços acentuados.
Se você tem condições e quer investir há profisionais e empresas que produzem obras de arte que se adaptam ao seu físico e aumentam consideravelmente a sua performance ao pedalar.

Dores ao pedalar

Dores nos joelhos e nas nádegas costumam castigar ciclistas inexperientes, mas ciclistas profissionais conseguem evitar estes tormentos.Como?

As dores aparecem, segundo os especialistas, porque as pessoas tendem a tomar decisões erradas na hora de escolher o tipo de selim (assento) e ajustar a sua altura.

Ciclistas experientes assustam-se quando veem novatos utilizando grandes almofadas, acreditando que um
assento pequeno e duro causará dores nas nádegas.

-Um assento grande faz o ciclista sacudir de um lado para o outro, diz Rob Vandermark, presidente de uma empresa que produz bicicletas para profissionais.

-Quanto maior o selim, mais desconfortável ele é -afirma.

Anos 80 - bons tempos!Grêmio Náutico Gaúcho.
Bicicleta Peugeot Course- "na medida".

-Pior, assentos largos não sustentam a pélvis adequadamente, observa, Tom Kellogg, corredor e fabricante de quadros de bicicletas. O selim, diz ele, deve acomodar os dois ossos localizados na parte inferior da bacia que sustentam o peso do ciclista.
- almofadas não ajudam nisso. É a forma do selim que o faz - diz Kellogg.

Dave Levy, construtor de bicicletas e corredor aposentado, explica que os ciclistas experientes apóiam um terço do peso nas mãos, um terço nos pés e um terço nas nádegas.

Os principiantes costumam se sentar retos, colocando todo o peso do corpo sobre as nádegas.
Outro erro cometido pelos iniciantes é regular o assento numa altura muito baixa, o que produz dores nos joelhos.
-O selim estará numa altura apropriada quando você estiver sentado e não conseguir colocar os pés no chão - diz Richard Schwinn, fabricante de bicicletas.

Veja este link e as explicações técnicas a respeito de assentos:
http://www.revistabicicleta.com.br/bicicleta.php?ciclismo_disfuncao_eretil_esterilidade_masculina_e_doenca_da_prostata&id=4580



Respirando com maior eficiência

Entenda um pouco mais sobre a respiração abdominal que deixa alguns atletas profissionais com a aparência de “gordo”
                Ao observarmos algumas imagens de provas de ciclismo do pelotão Pro Tour nos deparamos com algumas situações intrigantes, que a princípio nos deixa com certa curiosidade. Afinal, o que acontece com alguns ciclistas que aparecem nestas imagens com a barriga grande e apresentando até a aparência de “gordo”? Porém, se observarmos que nem sempre para estar acima do peso precisamos ter uma barriga mais avantajada ou que ter barriga não é um “privilegio” apenas de pessoas sobrepeso, mesmo que pessoas com estas características tenha uma maior predisposição a ter digamos que a famosa barriga, logo iremos então procurar subsídios teóricos que nos apresente o motivo pelo qual Fabian Cancellara, Bradley Winggis, Nairo Quintana e outros ciclistas aparecem com uma barriga talvez maior do que o normal para um atleta praticante de ciclismo de alta performance.
                Em estudos podemos descobrir que o que justifica tal situação é a respiração abdominal que a maioria dos atletas de alto rendimento realiza, diferenciada fisiologicamente e anatomicamente da respiração pulmonar, que é a respiração que a grande maioria dos atletas conhece e realiza. A respiração pulmonar é realizada com o ato de inflar os pulmões usando a musculatura do tórax, e a respiração abdominal é realizada através da ação dos músculos abdominais e do diafragma.        
                Fisiologicamente explicando a respiração abdominal oferece ao atleta uma maior demanda de oxigênio, onde “o músculo abdominal e o diafragma formam um vácuo durante a respiração com suas contrações, o que ajuda a encher o pulmão com mais facilidade e com maior volume de ar”¹. Levando em consideração e a grosso modo, que o oxigênio é um dos responsáveis por nossa resistência, ao termos uma maior oferta de oxigênio teremos também uma maior resistência correto?! Além de uma melhora em nossa capacidade pulmonar o que também é um fator que influencia diretamente em nosso desempenho.
Além de esclarecer o porquê alguns ciclistas nos apresentam algumas características inusitadas, fica também uma dica que pode trazer grandes benefícios ao seu desempenho.


Cris Silva

Câimbra Muscular

Esta é uma afecção característica e frequente nos ciclistas, principalmente nas modalidades de estrada e é devida a uma contração muscular involuntária, espasmódica e dolorosa.
câimbra ocorre devido ao estado de fadiga do músculo determinado pela produção de substâncias tóxicas durante o trabalho muscular. Essas substâncias tóxicas absorvem as fibras musculares e provocam
uma irrigação sanguínea insuficiente.
Causas que favorecem o aparecimento das câimbras:
- condições atmosféricas desfavoráveis (frio, chuva,etc);
-estados tóxicos de várias origens;
-posição inadequada do ciclista;
-treinamento inadequado;
-alimentação desordenada;
Deve-se ter em mente uma destas causas que é o treinamento inadequado pois caso isto ocorra, nunca haverá uma perfeita adaptação da elasticidade muscular. Em outras palavras, se você pedala uma vez a cada sete dias e de maneira forte e longas distâncias...terá câimbras com certeza!
Como prevenir?
- antes de começar a pedalar, no inverno manter as pernas cobertas, sem possibilidade de esfriamento.

- alimentação adequada, com alimentos que contenham potássio (ex: banana).

- alongamentos antes e depois de pedalar.

- começar aos poucos, aumentar a distância e a exigência muscular aos poucos. Nada de exageros!




Profissionais do ciclismo tem as medidas de braços, pernas, tronco e peso registrados e entra em cena o computador.
Este video mostra as medidas perfeitas de uma bicicleta de fibra de carbono em relação ao corpo de um atleta, processo do início ao fim, Veja :
                           

Curiosidade 1 - Qual o quadro mais resistente : Alumínio ou Carbono ? Teste completo no video
abaixo -

Curiosidade: como é feita uma roda de alumínio? Veja aqui:                                                                                                  

 ...e as correntes da bicicleta? pura engenharia ! veja :                                                                                                            





O pedal e o pé:

Correndo o risco de parecer óbvio, precisamos esclarecer que a maioria das pessoas coloca o pé incorretamente no pedal. O mais comum é ver pessoas fazendo errado.

E não é uma questão menor, a posição do nosso pé afeta não apenas nossa energia , mas isto pode causar inconvenientes para outras partes do nosso corpo (incluindo ferimentos). A experiência de ciclismo deve ser agradável,  caso contrário vamos acabar abandonando o esporte/lazer, privando-nos de todos os seus benefícios.

No ciclismo, independentemente do estilo que cultivamos,  lazer ou competição, conta muito como nossas articulações estão alinhadas.

Este é um artigo introdutório a técnica de pedalada, então vamos só falar sobre um aspecto básico, a postura de pé. Claro, existem outras considerações tais como a altura do assento, o tamanho da bicicleta, etc.

Mas antes de tudo precisamos saber que  para uma pedalada eficaz, devemos evitar um erro básico: o incorreto contato com a superfície do pedal .

Não importa o tipo do pedal (plataforma ou automático) o princípio é o mesmo: a área do metatarso, ou seja, a parte carnuda que que segue os dedos do pé é que deve ser apoiada. Não apoie o calcanhar, ou o arco do pé e sim o metatarso ! 

Com excepção dos ciclistas que se engajam em estilos extremo como freeride, dirt jump, street ou de downhill (descida), que usam pedais de plataforma e fazem saltos ou acrobacias onde o importante é manter em pé /pedal em vez da eficácia de pedalar, não use a metade do rodapé, se você quer evitar cãibras nas pernas ou dores nas costas.

Uma pedalada eficaz significa mais tempo com a bike, mais quilometragem e menos esforço. Ao apoiar o metatarso como ponto de contato, transmitimos corretamente a energia de nossas pernas, joelhos, tornozelos e empurrando para baixo,  articulações em perfeito alinhamento, evitando lesões e aproveitando ao máximo nossa mecânica corporal.

Podemos desfrutar a nossa bicicleta mais e melhor. Vamos começar a pedalar como deve ser ! 

http://www.multiformato.com/tag/sillin/ (Traduzido por Bing)

veja mais em http://www.multiformato.com/2011/03/la-tecnica-del-pedaleo-ii-la-altura-y-posicion-del-sillin/#more-211 em espanhol.

As marchas e quando utilizá-las:



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